O TWICE traz um som familiar mas não muito querido em “More & More”

O final de maio e início de junho marcam o ponto alto de um ano no K-pop: aquele momento em que integrantes de girlbands calçam seus tamanquinhos e vestem seus shortinhos bc e regatinhas torra-torra a fim de emplacar um hit de verão nos charts e corações do público coreano. Desde a aposentadoria das gostosas bronzeadas do SISTAR – grupo que masterizou o “conceito de verão” e transformou essa pataquada em uma febre na Coreia do Sul – nenhum grupo feminino realmente VEIO com uma música de verão com um sucesso capaz de transcender barreiras e eternizar esse conceito no imaginário dos fãs do K-pop, exceto raras exceções como o Red Velvet com “Red Flavor” em 2017 e, claro, o DIA com “Woo Woo” em 2018 (que não eternizou o conceito de verão entre o público mas com certeza eternizou essa música nos pesadelos mais tenebrosos da cantora Tinashe).

O TWICE por sua vez já tentou um conceito de verão na derivativa e relativamente cringe “Dance the Night Away” (que amamos odiar avaliando com 3 estrelas de 5 em um post atualmente descaracterizado pelo WordPress), uma música lançada meramente para “marcar território” no verão coreano de 2018 e que o próprio grupo não deu lá muita atenção. Agora as pirralhas da JYP voltam a investir em mais um lançamento veranil – mas dessa vez com uma importância maior nessa tentativa, visto que “MORE & MORE” é o primeiro lançamento do grupo em 2020 e lidera um álbum de mesmo título que foi altamente publicizado e aguardado pelos fãs. Se em “Dance the Night Away” o visual era simplório, com as integrantes utilizando roupinhas de loja de bairro em um cenário praiano pra lá de básico, “MORE & MORE” traz uma estética fortemente apoiada em elementos da natureza, com arbustos, flores e até frutas criando uma ideia de “floresta tropical encantada”, além dos figurinos tirados diretamente do guarda-roupa do Stellar em “Crying” ou da Marcela do BBB20 e que apostam num estilo hippie urbano. 

“MORE & MORE” é… um tropical house, e isso diz muito sobre a música – para o bem ou para o mal. O gênero é uma derivação da house music e de sua versão mais chic, o deep house, mas com uma sonoridade mais leve, ensolarada e relaxante. Músicas como “Sorry” do Justin Bieber popularizaram o tropical house na música pop mainstream e tornaram o gênero um sucesso aqui no ocidente entre os anos de 2015 a 2018. A questão é que o gênero foi importado para a Coreia do Sul nessa época e desde então virou uma espécie de sonoridade favorita dos produtores de lá, aparecendo sazonalmente até hoje em lançamentos de todo o tipo, abrangendo desde grupos e solistas grandes (GFriend em “Fever” e Chungha em “Why don’t you know”) a grupos desconhecidos (toda a “”carreira”” do KARD) e lançamentos que nem sequer eram de verão (como “Wonderland” da saudosa Jessica, lançada no auge do inverno sul-coreano). O excesso de produções de tropical house no K-pop fez o gênero saturar mais que o pigmento artificial da pele da Ariana Grande e, por isso, uma música tropical house lançada como faixa de divulgação em pleno 2020 acaba sendo recebida de uma forma mais amarga e menos refrescante do que deviazzzzzzzzz. 

A produção de “MORE & MORE” é assinada pelo MNEK (responsável por escrever ou produzir trabalhos de gente do naipe de Beyoncé, Little Mix e Bat For Lashes), enquanto a composição é assinada também por ele em parceria com a eterna one hit wonder sueca Zara Larrson e a dupla de compositores conhecida como “papel e caneta da Selena Gomez”, Justin Tranter e Julia Michaels. Com esse time pesado de compositores internacionais, a expectativa era de que “MORE & MORE” já nascesse sendo uma das melhores faixas da carreira das garotas, mas a música é relativamente safe, parecendo – e sendo – algo que a gente já ouviu antes e não indo pra muito longe das concepções comuns de uma música tropical house. O desenvolvimento da música nos primeiros versos é mais lento e menos imediato do que os esforços anteriores do TWICE, crescendo de forma progressiva e mostrando suas melhores partes nesse grande build up que vai sendo criado com a dinâmica entre as vozes das integrantes. 

Infelizmente não adianta criar uma grande subida em uma música se a parte que vem logo depois não é climática o suficiente, e talvez esse seja o grande defeito de “MORE & MORE”, porque todo o build up da faixa culmina em um “beat drop” pra lá de banal, com um grave pulsante em foco, uma voz distorcida meio irritante e frases soltas sendo jogadas por cima do instrumental. Pra piorar toda a situação, ainda somos agraciados com um break repleto de elementos do !! datadíssimo !! DUBSTEP!! Gênero esse que foi uma febre mundial entre 2011 e 2012 e que morreu por aí mesmo (mas não antes de infectar o K-pop com momentos *cof cof* horripilantes). Uma coisa positiva em “MORE & MORE” é que, diferente de alguns singles anteriores do TWICE (especialmente “Feel Special”), o rap da música funciona – ele dá uma dinâmica interessante pra faixa apesar de não se conectar tão bem com o último refrão… é importante ressaltar isso porque é bem raro raps inclusos em músicas de grupos de K-pop de fato adicionarem algo às músicas em questão. 

“MORE & MORE” é um esforço ruim? Com certeza não, e até daria uma ótima faixa não-single de um álbum comum do grupo… mas depois de um 2019 definidor pro TWICE – que conseguiu ganhar os ouvidos de uma parcela do público de K-pop que até então não tinha muita simpatia com o material delas – era esperado que as garotas voltassem com algo que não fosse tão banal e que não pudesse ser confundido com qualquer música de verão de qualquer grupo por aí. Mas pelo menos elas tão lindas cara, foda-se.

NOTAS EXTRAS:

1. O clipe é tão ruim que pode ter descaradamente contribuído pra minha visão semi-negativa da música \o/… sério o uso de CGI e o cenário flutuante são MUITO cringe.

2. Apesar da música ser muito meh, o álbum é um dos melhores da carreira do TWICE pra uma pessoa como eu, que adora uma farofa. Vale ressaltar que tem mais umas 2 ou 3 safadíssimas faixas tropical house no meio dele mas eu não ligo =]]]]]]

0 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s