JESUS RANKEIA: Bateção de panela, música de socialite e single de verão sem verão

O mundo tá meio que acabando e tudo o que resta é aquela sensação desesperadora de que estamos presos nos quatro últimos episódios de Evangelion, onde todo mundo ficou louco, morreu ou perdeu a vontade de viver e passou a se preparar para o pior. No meio disso tudo, nem as cantoras pop andam servindo direito ao propósito primordial de uma cantora pop, que consiste em lançar música regularmente pra fazer o público se sentir bem e esquecer por algum tempo das mazelas do mundo.

A escassez de lançamentos decentes resulta numa escassez de pautas no JESUS USAVA CHANEL (!), e é por isso que estamos retomando sem grandes alardes a coluna (?) JESUS RANKEIA para colocar em foco os poucos pontos altos que a música pop anda rendendo nesses últimos tempos (e também abrir espaço para falar sobre singles e b-sides que não renderiam um post completo aqui pois não trariam views). A lista é, como sempre, uma seleção arbitrária daquilo que entrou na órbita do blog durante a quarentena e que tornou as vidas dos integrantes um pouquinho menos miseráveis no isolamento.

Kim Petras – Malibu

600x600bb

“Malibu” é um nome abençoado ou amaldiçoado pra um single. O título ou pode significar o auge da carreira de alguém, como Malibu do Hole, ou um momento de puro declínio, como Malibu da Miley Cyrus. Para a Kim Petras, “Malibu” não vai significar nenhuma das duas coisas já que o nome meramente batiza mais um dos milésimos singles que ela lança em ritmo quinzenal. Na verdade, sendo justo, nos últimos tempos a Kim Petras andou diminuindo um pouco o quantitativo vertiginoso de músicas lançadas, sendo “Malibu” apenas a segunda música dela em 2020 (sim, rolou outra antes). A faixa é basicamente uma versão ainda mais animada da icônica “I Don’t Want It At All” (#89 na lista de melhores músicas da década de 2010 do JESUS USAVA CHANEL), trocando a temática consumista por algo mais ensolarado e tornando o instrumental num grande swingado funky, com guitarrinhas dançantes e uma atmosfera veranil com um ar retrô que parece ter saído diretamente da trilha sonora do filme Boogie Nights. O maior problema é… enquanto a faixa parece ter sido inteiramente planejada como um summer jam, o verão no hemisfério norte definitivamente não vai acontecer de verdade durante a quarentena, então o público vai ter que se contentar em curtir a música em uma praia de chroma-key com terríveis influencers da internet e e-girls racistas.

Nota: 3 cancelamentos da Slayyyter

Charli XCX – Claws

claws - Single

A Charli é certamente a pessoa mais produtiva dessa quarentena: desde que o mundo entrou em estado de desgraça a gata já anunciou o lançamento de um álbum novo e até soltou três singles e dois clipes nesse meio-tempo. Como todos esses três singles são ótimos, fiquei em plena dúvida sobre qual deles eu deveria falar aqui. “Forever” é um pop emocional futurista (difícil resistir à tentação de usar esse adjetivo com a Charli) com uma bateção de panelas das boas e “I finally understand” tem cara de faixa filler mas traz um uso inesperado e ótimo de Drum’n’Bass e um refrão infeccioso (lol)… porém nenhuma das duas me pegou tanto quanto “Claws“. Produzida pelo Dylan Brady do 100 gecs, “Claws” parece uma progressão daquilo que a MC Boom Clap andou fazendo na ótima mixtape “Pop 2”, com um refrão que é bem simplista mas que gruda logo na cabeça (“I like, I like, I like, I like / I like everything about you”), uma bateria totalmente metalizada de suporte e demais pirações e distorções sonoras que não poderiam faltar em um trabalho que une a Charli com o 100 gecs. Talvez o único ponto ruim seja a duração curtinha, mas parece que a febre das faixas de 2 minutos tá começando a pegar de vez com os artistas gringos.

Nota: 3 trechos da Diana Cristina de Medeiros no clipe de Forever

Jessie Ware – Ooh La La

600x600bb-1

Se tem alguém que eu afirmo com total convicção que anda lançando as melhores músicas de 2020, essa pessoa é a Jessie Ware. A gostosa britânica está prestes a lançar seu quarto álbum, o “What’s Your Pleasure?” no próximo dia 19 de junho, e já presenteou o público com cinco singles até então – todos de uma qualidade ímpar e que não podem ser descritos por outro superlativo além de: chiquérrimos. Os singles são bem diversificados, mas todos são mergulhados numa sonoridade mais puxada para os grooves dos anos 70 e 80, emulando um pouco de disco e new wave. A melhor faixa dessa safra até então é “Ooh La La“, simplesmente um dos números pop mais incríveis de 2020 e que mostrou um lado da Jessie Ware que o público até então não tinha ouvido. Acostumada a centralizar suas músicas sempre ao redor de seus vocais sinuosos, dessa vez ela opta por um registro diferente, com uma sobreposição de camadas de voz que faz parecer que ela está cantando em coro como um bom grupo de new wave dos anos 80. O flerte da faixa com o new wave também é perceptível em seus visuais (que são impecáveis) e em sua produção, onde o baixo é o elemento principal, sendo acompanhado por sintetizadores, guitarrinhas e cowbells. Fazendo uma comparação justa, dá pra dizer que o “What’s Your Pleasure?” tem tudo pra soar como o irmão mais velho e mais maduro do “Future Nostalgia” da Dua Lipa, ambos dando uma requentadas em clássicos ritmos dançantes de décadas passadas mas com um considerável twist contemporâneo.

Nota: 5 Reginas Duartes bêbadas no Castelo de Caras

Provavelmeeeente eu esqueci de alguma música interessante nessa lista aí, mas se ficou faltando algo você pode avisar no twitter do JESUS USAVA CHANEL ou na nossa esquecidíssima caixa de comentários – a gente jura que talvez adicione na próxima. Até lá!

0 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s