TRACK REVIEW: Gloria Groove – YoYo (feat. IZA)

Agitando o pop brasileiro mais uma vez, Gloria Groove une forças à IZA em um funk-trap que mostra as diferenças artísticas entre si, mas não deixa de ter um refrão grudento com cara de hit. “YoYo” não é a primeira vez que vimos IZA e a drag queen juntas, no álbum da primeira já tivemos um gostinho com a faixa “Rebola”, mas nada que tivesse grande magnitude quanto o atual single de Groove. Unindo vários elementos, viajando entre o reggae, trap e o funk – gênero que vem acompanhando a drag queen por um tempo já -, ela consegue transformar poucos versos em uma faixa completamente diferente pro pop brasileiro, e a sua carreira.

Claro que alguns elementos da artista continuam presentes aqui, quem escuta “YoYo” não nega que tem o certificado “Gloria Groove de qualidade”, pois o flow e o gingado da rapper/drag queen formam uma malemolência incomparável integrando a faixa, mas a diferença é que a adição de IZA deixa as coisas ainda mais diversas. Não sei se foi proposital, para encaixar mais ou menos o que a intérprete de “Pesadão” faz com o reggae, mas é possível ouvir um pouco dessa pegada jamaicana na parceria, não só isso mas também as semelhanças com grandes hits internacionais com “Swalla” de Jason Derulo – só que aqui muito melhor trabalhado -, mas com um twist brasileiro do funk e trap, ritmos que dominam o pop brasileiro.

Mesmo que não tenha nada de “especial”, a faixa faz muito por tudo que propõe. Ela é divertida, despretensiosa e ainda mostra a união de duas artistas em alta no momento, querendo contribuir pro cenário musical atual do Brasil, repleto de mesmices e sertanejos batidos. A colaboração que já era esperada, confirma as expectativas dessa dupla dinâmica que não parece decepcionar em diferentes momentos. Pois além de tudo, as duas artistas se encontram envolvidas com seus projetos, participando da composição de “YoYo” e um pouco da produção. A gente consegue ver a junção do que é Gloria e IZA, unindo forças e não cantando separadamente.

A letra cheia de gírias, convida você a descer e subir sua “lomba” tipo yoyo – brinquedo que participou da infância de vários – e tem lá seu teor sexual. Extremamente divertida, cheia de autoestima e confiança, as cantoras vendem suas melhores personalidades dando aos gays simplesmente tudo que eles querem. O break chega em um momento perfeito da música, quebrando o ritmo reggae e aprofundando o seu hip-hop-trap, onde Gloria Groove vive a fantasia de uma club kid tendo suas palavras remixadas em repetição, cheias de auto-tune.

Tornando sua jornada como artista ainda mais interessante, Gloria Groove mostra como os brasileiros podem sim se juntar para formar um cenário pop ainda mais forte e maior do que ele era antes. “YoYo” é a prova de que essas parcerias podem ser muito ricas, ainda mais quando partem de um lugar de respeito à originalidade artística de cada uma das figuras que integra a faixa, além da versatilidade que elas podem apresentar. O novo single de Gloria Groove com participação de IZA está presente em todas as plataformas de streaming.