TRACK REVIEW: LOONA – favOrITe

O projeto de dois anos de pré-debut criado pela Blockberry Creative finalmente teve seu primeiro single oficial lançado. Depois de tanta espera, solos e units – ⅓, OEC e yyxy -, o grupo Loona mostrou para o que veio com a primeira música do grupo como um todo. favOriTe é forte e marcante, unindo tudo que sabíamos sobre as doze meninas e nos deixando curiosos com o que vem no futuro delas.

Começado no final de 2016 com o lançamento da música Vivid – solo da integrante Heejin -, o projeto de milhões da BBC teve seu capítulo final, ou melhor, seu primeiro capítulo lançado hoje (07/08). Com uma música funky e quirky, mostrando uma personalidade fresh e incrivelmente atual, mas mesmo assim sem se entregar em tendências musicais presentes no mercado sul-coreano, favOriTe do Loona não é um debut por se dizer – a gravadora anunciou a música dando a entender que teríamos mais -, mas é uma ótima maneira de apresentar o grupo de doze meninas oficialmente ao mercado sul-coreano.

A descrição do vídeo no YouTube, inclusive, já entrega o que vem pela frente, já que a BBC diz, com todas as letras, que esse é o tipo de música que o grupo pretende entregar daqui pra frente, sendo favOrITe uma amostra do que ainda está por vir. A batida fresh, os versos bem estruturados e os breaks espalhados por toda a música, mostram o quão versátil o grupo pode ser, partindo de uma jornada que começou em conceitos mais calmos até o momento de agora, onde elas dançam, cantam e brilham a todo momento. Declarando prematuramente, a marca musical do Loona: original, fresh, funky e poderosa.

Flertando com algumas produções presentes no kpop, como as músicas quirky de Weki Meki, mas numa versão mais lapidada, favOriTe é uma música funky, up-beat que junta-se ao dance pra formar algo mais fresh e atual. Produzida por BADD e SlyBerry, ambos produtores que estiveram presentes nos arranjos de Dal Segno e love4eva – musicas presentes no EP da última sub-unit yyxy -, a música consegue manter-se em um ritmo agitado, nos levando ao clímax o tempo todo. E nessa viagem só conseguimos respirar na bridge bem feita da música, uma das melhores a sair do k-pop esse ano, com as vozes em perfeita sincronia e acompanhando a todo minuto o ritmo do single.

Pela primeira vez no LOONAVERSE, inclusive, não há muito o que dizer sobre o MV quanto a mitologia do grupo e isso é também um aspecto muito positivo de favOrITe, principalmente porque é a primeira vez que estamos vendo as meninas como um todo e desperdiçar esse grandioso momento querendo teorizar sobre qualquer coisa que estiver acontecendo na tela iria fazer com que a experiência fosse menos engrandecedora. No maior conceito de crente do cu quente, com as meninas vestidas com um uniforme de escola dançando, twerkando e batendo muito o cabelo por quase 4 minutos, o MV segue assim até o fim, sem muitas surpresas.

O grande (e único) problema, entretanto, está no claro favoritismo com algumas meninas durante a edição e montagem do MV. É claro que já tínhamos a certeza de que Heejin ia ser o grande destaque de tudo, que Kim Lip ia estar cantando sempre e todo o resto, mas isso não é justificativa nenhuma para deixar outras meninas funcionando apenas como backdancers, principalmente as meninas do ⅓ que são completamente sub-utilizadas e foram apagadas pela dinâmica do screentime confuso que a BlockBerry Creative tentou inserir nesses quase quatro minutos de música.

Mesmo com esse contraponto, favOrITe é a melhor decisão musical do LOONA para se provar com um grupo completo e mostrar que elas são completamente capazes de seguirem qualquer tipo de conceito, desde o inocente ⅓, ao girl crush OEC e ao girlie pop YYXY. Estamos ansiosos pelos próximos passos desde já.