BICHAFORK: Aprenda a ter o bronzeado perfeito com Summer Magic do Red Velvet

A verão fora de época de Red Velvet – pelo menos no hemisfério sul – é tropical e vai te fazer querer sair de casa e tomar um solzinho, mesmo que isso signifique no mínimo uma pneumonia. E para fazer a bebida perfeita que vai te refrescar nesse clima quente – conceito atual do comeback – o grupo repetiu a fórmula do seu hit veraneio passado e adicionou uma pegada retro 8-bit para quem sentiu saudades de Russian Roulette, prometendo energizar seus ouvintes.

Summer Magic é o sexto EP do Red Velvet, e por ser um dos únicos atos da música sul-coreana que ainda entrega álbuns sólidos, com esse não seria diferente. Afim de dominar as paradas digitais e criar o hit do verão – posto disputadíssimo por todas as gravadoras que mais tarde definirá a música do ano -, o grupo resolveu repetir a fórmula do seu smash hit de verão, Red Flavor e adicionar algo diferente. Por isso, Power Up, o single oficial das meninas, parece ser um retrocesso para muitos, mas refina o conceito em muitos sentidos.

É mais do que natural esperar uma progressão artística do Red Velvet, já que no começo desse ano tivemos Bad Boy – música que ganhou versão em inglês nesse álbum -, e esperávamos essa imagem mais madura/r&b para a próxima vez que veríamos o grupo em ação. Mas é sempre pertinente lembrar que as meninas sempre foram conhecidas por viajarem entre conceitos, de Rookie à Peek-a-boo, One of These nights à Russian Roullette, o Red Velvet nunca estagnou em uma imagem só. E por isso, Power Up soa mais como uma evolução daquilo que já foi apresentado do que um retrocesso em si.

O single que conta com a produção de uma dupla sueca que não é estranha ao grupo – Moonshine trabalhou com Red Velvet em seu single Peek-a-boo -, resgata um pouco da retro music do k-pop adicionando as antigas trends de batidas 8-bits e une ao já conhecido up-beat de Red Flavor. Um refrão bem catchy que gruda na nossa cabeça, uma ponte impecável e atmosférica e a proposta decente perdida pelo coro infantil e irritante presente em metade da música.

Mas Power Up ainda consegue ser uma música de verão decente, que executa o seu trabalho muito bem, foge das mesmices do tropical house – alô KARD – e nos apresenta uma nova roupagem necessitada ao verão sul-coreano. E isso é inegável, mesmo que não agrade a todos que ouvem a música. Com uma letra que diz sobre fazer uma bebida que energize as meninas durante o verão quente sul-coreano que passa se arrastando, é até entendível que os sons 8-bits estejam presentes, tudo ali na música soa como encarar a estação do ano como se ela fosse uma grande fase de um videogame. E elas continuam pedindo energia até o final da música. Até o próprio clipe dela nos dá a entender isso, onde elas estão dentro de uma caixa e tem uma libertação depois de beber o drink que vai energiza-las.

O feeling veraneio continua sendo levado para todas as faixas – afinal, é um EP de especial de verão -, e por manter o clima de verão os produtores, e o grupo, merecem um crédito. É sólido e entrega o conceito de forma muito bem executada. Mesmo que algumas faixas não sejam tão fortes, deixando a desejar aqui e ali, mas em sua maioria são bem produzidas e bem fáceis de ouvir sem nos cansarmos de uma hora para outra. With You e Mr E – essa última mesmo eu tendo certeza de que crescerá com mais ouvidas -, são as duas faixas mais fracas presentes no EP.

Mesmo assim, o resto de Summer Magic consegue ser uma sucessão de músicas boas que se destacam pelas suas produções, até mesmo Bad Boy em sua versão em inglês ornando perfeitamente como uma bonus track ou um presente para os fãs internacionais que gostaram tanto dessa música.

Mosquito é quase uma rejeitada do grupo-irmão delas, f(x), produzida por Teddy Riley e Daniel Obi Klein, ambos já familiarizados com o Red Velvet, a música tem uma batida única e um sample perfeito. Dessa vez flertando mais com o r&b – e me arrisco em dizer com o esquecido lado Velvet -, a faixa funciona tendo seu clímax no refrão onde elas simulam barulhos de mosquitos e também na bridge, lá para o final, onde a produção e os sintetizadores se destacam perfeitamente.

O legado de Zoo, b-side presente em Red Summer – O último EP de verão do grupo -, foi continuado por Hit That Drum, onde temos uma up-beat produzida pelo mesmo time de produtores de Cookie Jar. A música que traz um apanhado de tambores e baterias não perde o ritmo em nenhum minuto, e chega a ser confusa em alguns momentos, mas nunca deixa de funcionar.

Mesmo com o feeling de verão sendo arrastado em todo o álbum, o destaque sem dúvidas vai para a faixa Blue Lemonade. Uma faixa gostosíssima que captura perfeitamente o que o EP quis transmitir esse tempo todo, e não me impressiona que tenha sido a última na tracklist. Servindo de ótima conclusão para o que querem transmitir, Blue Lemonade deixa o ouvinte com uma sede por mais, obrigando-o a repetir a dose. Produzida por um dos grupos que sabe como atingir a k-pop perfection, Monotree – produtor de algumas músicas do Stellar -, junto com Cazzi Opeia – produtora presente também em Peek-a-boo -, a faixa tinha todo o potencial para ser um single de verão ainda melhor que Power Up. Além de termos um refrão bem fácil de ouvir, uma brige crescente que quase nos pega pela mão e nos dá um passeio até o refrão, temos também uma hook marcante que vai ecoar na cabeça de quem ouviu pela primeira vez. Blue Lemonade, a última faixa do EP, nos dá a refrescância necessária para seguir em um verão quente mesmo que no hemisfério sul seja inverno.

Ainda que bem executado em sua maioria, o EP de Red Velvet parece não alcançar a mesma perfeição que geralmente alcançam em seus álbuns completos. The Red e Perfect Velvet são trabalhos atemporais que mostraram músicas bem produzidas e prezaram pela qualidade. Porém, mesmo com um erro ou outro, Summer Magic ainda é um EP decente que mostrou para o que veio: concretizar o Red Velvet como princesinhas do verão.

Red Velvet, “Summer Magic” (2018)
Gêneros: K-pop, R&B, Pop, Dance
Destaques: Blue Lemonade, Hit That Drum e Bad Boy (English Ver.)
Nota: 8.0

#redvelvet #bichafork #summermagic

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s