Oito Mulheres e Um Segredo é o evento mais grandioso de 2018

Sempre esteve claro para todo mundo que Ocean’s 8 era um caça-níquel disfarçado de filme comercial do verão americano. Juntar 7 atrizes e Rihanna, uma sensação cultural pop, em um filme que serviria como spin-off do ilustre Ocean’s Eleven é uma fórmula perfeita para o dinheiro. Mas ninguém poderia prever que ele seria tão bom assim.

A premissa é bem simples. Debbie Ocean (Sandra Bullock) é irmã do falecido Danny Ocean dos filmes originais. Ela foi presa 5 anos atrás por causa de fraudes que cometia com o seu caso amoroso, Claude Becker (Richard Armitage) e agora que ganhou liberdade condicional ela resolve voltar com tudo para a cena criminal, com um plano extremamente engenhoso: roubar um colar de diamantes que vale cerca de 150 milhões de dólares.

Debbie, então, conta com ajuda de Lou (Cate Blanchett), sua amiga de longas datas e parceira de crimes, para recrutar um time de mulheres para fazer com que o plano seja executado perfeitamente: fazer com que Daphne Kluger (Anne Hathaway) consiga usar o colar junto de sua roupa no MET Gala, para que ele possa ser trocado, sem que ninguém perceba, por uma cópia exata. As mulheres recrutadas são Amita (Mindy Kalling), que trabalha com joias; Tammy (Sarah Paulson), uma antiga parceira de crimes de Debbie; Constance (Awkwafina), uma ladra especializada em pequenos furtos; Nine Ball (Rihanna), a melhor hacker da Costa Leste; e Rose Weil (Helena Bonham Carter), uma designer de roupas.

Dirigido por um competente Gary Ross (ainda acho que um filme desses deveria ter sido dirigido por uma mulher, mas Gary faz um bom trabalho e não posso negar), Ocean’s 8 pode não trazer nada de novo para a mesa, ainda mais se formos parar para analisar como ele se mostra bastante parecido com os que vieram antes dele. Há, inclusive, diversas referências diretas a trilogia original de Soderbergh. Afinal, é um filme de um roubo que é perfeito demais para dar errado e você vai acompanhando toda a execução dele. Mas há um charme incrível aqui e não há como negar isso.

Um dos maiores trunfos do filme é, sem dúvidas, o comprometimento com a história. O roteiro, por mais que possa se mostrar um pouco irregular até mesmo ao utilizar alguns recursos baratos para poder criar clímax, é engenhoso e bastante trabalhado. Desde o começo, tudo é bastante crível e tudo o que você está vendo com seus próprios olhos parece apenas um recorte da vida real. Por mais irreal que tudo possa parecer, é tudo feito de uma forma tão natural e orgânica que você acaba por acreditar que tudo tinha chances de acontecer.

Por mais que a grande estrela do filme seja o assalto a ser executado, a comédia está bastante presente em Ocean’s 8. As piadas são genuinamente engraçadas e a maioria funciona muito bem e há diversas situações cômicas que se alastram durante o filme. Não só isso, como a ironia no roteiro é evidente, ainda mais em cenas como o monólogo da Debbie no banheiro ou quando ela fala que ela precisa de um time somente de mulheres pois assim elas “passariam despercebidas” pois ninguém desconfiaria delas.

O grande destaque, no entanto, é claramente como o roteiro consegue trabalhar as suas personagens e desenvolvê-las. Há espaço para todas as 8 mulheres brilharem individualmente aqui, tendo, óbvio, um maior destaque para Debbie, por ser a grande protagonista e idealizadora do crime; Lou, por ser a sua grande parceira de longa data; e Daphne, que é o grande alvo de tudo. Mesmo com a atenção inegável que a história dá para essas 3 mulheres, não há ninguém que fique para trás em nenhum ponto. Todas as mulheres são engajadas o suficiente no plano e trabalham com uma perfeição exemplar para que tudo saia milimetricamente como o planejado. Por mais que Ocean’s 8 acabe pecando por não ter tantas cenas de todas as mulheres juntas, a química é sentida de qualquer forma.

Anne Hathaway é a grande revelação aqui. Sua Daphne soa quase como uma auto-paródia da própria atriz e ela consegue se divertir a todo o momento com a sua personagem, levando ela ao extremo e sendo, sem dúvidas nenhuma, a melhor coisa do filme. Não há uma cena com Daphne que não seja divertida. É claro que nenhuma das outras mulheres no elenco fica muito para trás, e até mesmo Rihanna consegue fazer um trabalho decente, por mais que ela soe como se não estivesse fazendo ninguém além dela mesma, mas é bem capaz que sua Nine Ball tenha sido escrita com isso no pensamento.

O filme também é incrível visualmente. Os vestidos, as locações, o design das joias, é tudo muito bonito e deslumbrante. Além disso, a ideia de fazer com que tudo tome lugar no MET Gala, um evento real e que traz diversas celebridades famosas, fez com que diversas dessas celebridades aparecessem no meio do filme, como se o evento do filme fosse o de verdade e deve ser o melhor uso de cameos que eu já vi nos últimos anos, sem exagero. Na cena principal do red carpet do baile é simplesmente frenético o quanto de celebridades vão aparecendo a todo o momento e é incrível todo o momento, principalmente por poder reconhecer diversos dos rostos. Alguns deles sendo Kim Kardashian, Kendall e Kylie Jenner, Anna Wintour, Katie Holmes, Adriana Lima, Serena Williams, Donatella Versace, Dakota Fanning, dentre muitos outros que aparecem durante essa cena e o resto do filme.

Por mais que não seja o filme mais perfeito do mundo, é com certeza excelência em entretenimento e diversão e isso faz toda a diferença. Não há um momento chato no filme e tudo funciona perfeitamente, ainda mais as twists, que são incríveis e só adicionam ainda mais à toda essa grandiosidade. Finalmente a versão má de As Panteras chegou aos cinemas e é um evento que não deve ser perdido de forma alguma. Estreia hoje, dia 7 de junho, nos cinemas.

#filme #oitomulhereseumsegredo #onzehomenseumsegredo #ocean39s8 #ocean39seleven #sandrabullock #cateblanchett #annehathaway #helenabonhamcarter #rihanna #sarahpaulson #mindykalling #awkwafina #garyross

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s