Korra é uma Avatar para o povo!

Assistindo Avatar: A Lenda de Korra recentemente – sim só estou assistindo agora -, confesso que tive meus momentos relutantes a gostar da personagem principal. A personagem principal é estourada, impulsiva e demora mais ou menos três episódios para se arrepender das decisões erradas. Mas foi só para o meio da segunda temporada que eu percebi a linha tênue que faz Korra ser uma personagem relatable, e a afasta completamente de Aang – o antigo avatar.

Em Avatar: A Lenda de Korra, nos deparamos com um mundo completamente reestruturado do que vimos por último com o Aang. Republic City é uma cidade completamente moderna e feita para ser um símbolo da harmonia deixado pelo último avatar. Com o mundo já “balanceado”, a tarefa de Korra é apenas garantir que essa harmonia não seja ameaçada. Por isso, Korra teve a chance de ter uma personalidade desenvolvida – atenção, não estou dizendo que o Aang não tem personalidade -, tendo que lidar com a dualidade de ser um avatar e uma adolescente se descobrindo.

O problema da personagem, e isso não é realmente um problema, é que ela acaba errando para aprender as coisas. Como todos nós, Korra tem seus momentos. Ela erra bastante, até demais na real. Todas as decisões que ela toma são completamente duvidosas e me estresso demais olhando as escolhas dela. Sua inocência a leva a lugares não muito espertos, e por ter sempre a última palavra em suas decisões – e amigos que não são lá muito ajudantes -, ela acaba ignorando todos os conselhos que Tenzin, o mentor de Korra e filho de Aang, acaba a dando. Ela é orgulhosa, e ao longo da série acompanhamos o quanto ela cresce.

Enquanto isso, em A Lenda de Aang, temos um mundo submerso em caos e desordem. O avatar nessas quatro temporadas foi criado para ser exatamente um símbolo de esperança e paz.

Aang sempre foi muito centrado em suas decisões. Sendo o último dobrador de ar que sobrou na terra, foi muito fácil para os escritores desenvolverem o personagem através de uma moral esperançosa, onde ele entendia que seu destino era reestabelecer a harme apenas esse. Os escritores da série tinham um objetivo para o universo, que seria restaurar o balanço que o avatar é feito para restaurar. Por isso, acredito que Aang não era um personagem que você olhava e pensava “realmente, eu sou assim”. O que já acontece com Korra. O peso de Aang era muito maior, e a necessidade de um personagem que entendesse isso era ainda maior.

Talvez possa soar como uma preguiça no script ele já ter essa personalidade, porém é importante lembrar que Aang foi criado até certa parte da sua vida na tribo do ar e depois foi congelado. Muito da moral e das leis da tribo do ar são até mesmo apresentados na série da Korra, e elas rondam ao redor de serem pessoas calmas, leves, que meditam e tem sempre um propósito em mente: resguardar a tribo para os próximos anos. Com isso internalizado, em seus 13 anos – e nós vemos essa mentalidade até mesmo em crianças da tribo do ar em Korra -, o personagem entendia o seu propósito como avatar e como dobrador de ar.

Por isso, acredito que Korra tenha sido um desafio ainda maior para os escritores. Uma menina, adolescente, na era “moderna”, lidando com ser jovem e ser avatar ao mesmo tempo. É uma dualidade incrível, extremamente jovial e que nos remete aos shows de TV como Buffy: a caçadora de vampiros, onde a personagem principal também tem que lidar com ser uma “slayer” e uma adolescente que tem suas necessidades sociais. E no topo disso tudo, Korra ainda está descobrindo a sua sexualidade. É um leque de temas que causam incrível comoção em quem está vendo, com a questão de ser um símbolo de paz e harmonia, e que ainda nos faz pensar “a Korra é literalmente eu”.

Pelo o que eu vi até agora da série, posso afirmar que os escritores fizeram um incrível trabalho quanto ao crescimento da menina até então. Enquanto Aang serviu como um modelo para restaurar a paz e a harmonia entre povos, quase uma figura inalcançável, Korra é uma avatar para o povo!

PS. eu mesmo estava comparando os dois avatares, junto com meu namorado, e resolvi calar a minha própria boca.

#avataralendadekorra #korra #alendadekorra #series #desenhos #avataralendadeaang #matéria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s