love4eva: loona yyxy e um ciclo que aos poucos se fecha

A última menina do LOONAVERSE foi revelada e finalmente fomos apresentados à unit Loona yyxy. Composta por Chuu, Gowon, Olivia e Yves, a última parte do projeto que já leva quase dois anos, com incríveis lançamentos no pré-debut, simplesmente levantou a expectativa de todos depois de uma leva de teasers e um suposto featuring com a Grimes. Todos que acompanharam o projeto até então se perguntavam, o que esperar dessa nova unit do Loona?

E hoje (30/05) finalmente as dúvidas foram sanadas. O lançamento de “love4eva (feat. Grimes) serviu, ao meu ver, como grande divisor de águas para o grupo prestes a debutar. Lançada no horário comercial da Coreia do Sul, botando o nome do grupo pela mídia mais uma vez e contando com a participação de grandes produtores, a fase final do pre-debut mostra que as coisas estão ficando mais profissionais ainda. A ambição e o empenho da Blockberry Creative se mostra grande a ponto de já estarem programando um lançamento para o ano que vem de um álbum somente com baladas.

Conhecendo o time de produtores de “love4eva”, E-tribe, é perceptível como essa faixa é uma convenção dos elementos de suas melhores faixas ao longo dos anos. A essência 8-bit de Gee, o refrão, que é quase uma carta de amor ao que era k-pop antigamente, e todo o fervor bubblegum pop, que se alastra pela faixa dance e não deixa o ritmo cair em hora alguma, faz com que Loona yyxy – ou apenas o Loona -, entre em um panteão de atos da indústria que não se importam em referenciar o que é/era bom e mesmo assim reinventando-o para o futuro. É até mesmo incrível que a BBC seja cuidadosa o suficiente para reviver a carreira de produtores que deixaram um legado no k-pop e acabaram por se tornar obsoletos de uns tempos pra cá, mostrando há quanto tempo eles estiveram de olho nas produções do duo.

As vozes das meninas casam perfeitamente durante toda duração da música. Chuu teve o trabalho de ficar com as notas mais altas, assim como Yves que a seguiu nessa linha. O Loona yyxy é provavelmente a unit mais vocalmente afiada que já tivemos do projeto até aqui. Óbvio que os projetos mostraram ter diferentes sonoridades, logo tinham diferentes necessidades vocais, mas a questão é como nessa unit temos um número ótimo de grandes vocalistas. Chuu, Olivia e Yves mostraram um incrível desempenho em suas músicas solo e por isso, acredito na potência vocal da unit como um todo. E isso foi provado, já que as meninas harmonizaram até o último minuto, com destaques para os agudos segurados por Chuu que deram um tempero especial para o último refrão. “love4eva” em seus versos fala sobre como não é só um processo para a pessoa te amar de volta, mas sim suas emoções e expressões, em si, que são amáveis. É o encontro repentino de uma paixão.

Grande parte da expectativa de “love4eva” vinha do feat com a Grimes na música, algo totalmente inusitado e inesperado, e ao ouvir de primeira pode soar um pouco desapontador para quem estava esperando que a canadense arriscasse um versinho, mas é bem fácil perceber por qual direção a BBC estava indo, já que a intro falada de c, ex-Claire, tem uma pegada muito da intro de Gee, principalmente com a instrumental caminhando e ganhando força pouco a pouco.

O mini álbum “beauty & the beat” traz, além de “love4eva”, 3 faixas novas e uma intro, cada uma bem distinta da outra, o que acaba por ser uma coisa boa, por explorar mais facetas de uma sub-unit extremamente promissora, principalmente vocalmente falando. dal segno foi uma oportunidade perdida de ser uma faixa completa, mas todas as intros do LOONA são boas o suficiente para isso, então é compreensível que ela entre para esse hall. frozen é mais animada do que o esperado, mas isso não é uma coisa ruim, fazendo com que a música seja emotiva e explosiva o suficiente para ser considerada um hino, além de ter GoWon Minaj em sua melhor forma. one way é a baladinha de praxe, sendo essa a música uma das músicas que a BBC resolveu lançar antes, mas que estava guardando para o projeto de baladas, como mesmo revelou em seu post no instagram. O mini encerra com chave de ouro com a melhor faixa do mini álbum, rendezvous 18.6y, que é bem chill, na medida certa.

A história do LOONAVERSE, no entanto, ainda parece um pouco confusa, mas muito perto de chegar em sua conclusão. No clipe, que serve como um prequel quase que direto de todos os solos das meninas do yyxy, vemos a trupe da caminhoneira grevista Yves, composta por GoWon Minaj e sua amante lésbica Chuu, ignorando completamente a lésbica emo, Olivia Hye, em cenas bem hostis. Ao fugirem do castelo em que estavam, a gangue de Yves acaba deixando Olivia para trás, o que faz com que daí surja a inspiração para o solo de cada uma das meninas, especialmente para o fato de que Olivia viria a se tornar futuramente o próprio belzebu (oooh lucifer).

A BBC, quando explicou o video, disse que as meninas estariam, de certa forma, superando os seus “egos” – temas que foram presentes em suas músicas solo -, para enfim fugirem do Éden, e isso fica bem claro. Yves se rebelando e tentando fugir do grande jardim do Éden em que estavam, Chuu fazendo a primeira fazer questão da presença dela, como se estivesse apaixonada da mesma maneira que ela esteve por Yves, Go Won de certa forma superando a falta de confiança em si mesma e podendo fugir, e por fim Olivia Hye ficando para trás uma vez que ela precisava entender que o egoísmo, colocar-se em primeiro lugar, era a tarefa a ser superada – e isso só podia acontecer uma vez que ela fosse literalmente desapontada, como já explicamos anteriormente aqui.

Daqui para frente, nos resta apenas esperar por mais novidades vindo da BBC, enquanto o debut oficial não chega. Em poucos dias, teremos mais um Cinema Theory, onde poderemos, se tudo der certo, saber um pouco mais de como o LOONAVERSE se amarra e como o yyxy se organiza nessa história toda. Sabemos também que o repackage está nos esperando, e as meninas estarão presentes nos music shows para performarem a faixa, o que nos deixa com expectativas lá em cima. Continuem staneando LOONA pois por aqui está tudo bem.

#loona #loonayyxy #gowon #yves #oliviahye #chuu #etribe #snsd #gee #grimes #matéria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s