(G)I-DLE: Uma análise sobre LATATA, o futuro de CLC e o descaso da CUBE

Daí que o (G)I-DLE, novo girlgroup da CUBE, debutou no dia 2 desse mês, com a faixa LATATA, do mini álbum I Am, depois de muita expectativa rondando o grupo. Pra poder falar sobre esse debut, eu vou voltar um pouco atrás no tempo e traçar um pouco da timeline do grupo até esse fatídico dia e como o lançamento de LATATA afeta o CLC, e como isso tudo é culpa da empresa, que é um lixo e isso não é segredo pra ninguém. Vem comigo /o/

(G)I-DLE, um nome bem intragável de primeira, diga-se de passagem, é composto por 6 meninas, sendo o principal nome entre elas a participante e 20ª colocada da primeira temporada do Produce101 e 3ª colocada da terceira temporada do Unpretty Rapstar, Jeon Soyeon, que age como center do grupo, rapper principal, já que tem experiência no currículo e é a sua maior especialidade, e também líder. Entre os outros rostos, temos YuQi, Minnie e Shuhua cumprindo a cota de membros estrangeiras, sendo elas, respectivamente, da China, Tailândia e Taiwan, e fechando com Soojin e Miyeon, essa última conhecida por ser uma ex-trainee da YG cotada para ser integrante do BLACKPINK, com rumor de ter sido expulsa da agência por se envolver com outro trainee.

Antes do grupo e com sua fama adquirida nos survival shows que participou, Soyeon chegou a debutar solo e lançou dois singles, Jelly e Idle Song. Foi então que a CUBE anunciou que finalmente iriam dar um grupo para ela, com planos sendo feitos desde Janeiro desse ano e só concretizados no dia 8 de Abril, quando a primeira foto teaser de YuQi e Miyeon foram reveladas. Nessa fase de pre-debut houve muita especulação quanto ao estilo que o grupo seguiria, já que Soyoen sempre teve uma aura mais bad girl/girl crush e a CUBE já estava requentando algumas das demos perdidas do 4minute para o seu outro girlgroup em ativa, o CLC. Na semana seguinte, no dia 15 de Abril, as dúvidas pareciam ter sido sanadas, quando um vídeo das 6 meninas dançando covers de músicas no meio de Hongdae foi upado no Youtube. O repertório incluía Hello Bitches da CL, uma música aleatória aí do BTS e Crazy do 4minute e o vídeo foi utilizado como forma de promover mais o grupo e mostrar o que estava por vir.

Foi então que LATATA finalmente foi lançada e tudo se concretizou: a CUBE estava realmente afim de lançar um novo grupo numa pegada mais girlcrush para poder finalmente substituir a lacuna que 4minute deixou no seu roast de artistas quando deram disband em 2016. Antes de dizer qualquer coisa sobre a música, eu preciso dizer que eu gostei muito de LATATA e achei plausível para um grupo com a Jeon Soyeon lançar algo desse estilo. O tropical house não é irritante em nenhum momento e acaba até sendo algo gostosinho de ouvir, por mais que a música possa soar como uma reject de BLACKPINK. O mini álbum também é muito bom e é eficiente ao tentar mostrar um pouco mais das meninas, principalmente o rap esquilético da Soyeon, a voz grave e muito boa de se ouvir da YuQi ou o vozeirão de Miyeon. Os destaques vão para MAZE, faixa escolhida para ter uma coreografia que foi divulgada juntamente com LATATA no Showcase de debut, e What’s in your house, que é a minha b-side favorita e tem um feel tão gostoso early 00s e parece algo que f(x) poderia lançar sem problemas nenhum.

O grande ponto aqui é saber como a CUBE irá lidar com esse grupo ao mesmo tempo que tem o CLC para cuidar. Como já dito pelo Michel aqui nesse post, CLC é um grupo conhecido por não ter uma imagem definida. Mesmo tendo debutado com uma imagem mais funky e pop, mantendo uma certa consistência desde Pepe até mais ou menos No Oh Oh, esse último também conhecido por ser um dos conceitos mais elogiados do CLC e mais dito como sendo “a cara delas”, o grupo foi se moldando até ficar meio sem personalidade e acabarem lançando, em sequência, singles tão distintos que parecia que estávamos vendo grupos diferentes. Há uma grande diferença entre lançamentos aleatórios e versatilidade e a CUBE provou com o CLC que não sabe diferenciar nenhum dos dois, apenas jogando as coisas pro grupo para ver o que ia pegar e o que não ia. Parece que estou brincando, mas se você ouvir Hobgoblin, Where Are You? e Summer Kiss em sequência você nunca diria que elas foram todas lançadas no mesmo ano e pelas mesmas meninas.

O último comeback de CLC, a excelentíssima Black Dress, foi mais uma das tentativas da CUBE de fazer alguma coisa dar certo para as meninas. O problema aqui é que agora com (G)I-DLE como um artista que lança músicas no mesmo estilo de Black Dress fica difícil prever o que virá para frente para os dois grupos. Antes, o CLC que era responsável por ser o 4minute 2.0 já que o 4minute não estava mais entre nós, mas agora parece que as coisas mudaram e o futuro delas está incerto. O descaso da CUBE com o CLC é tão grande que para eles não importa de nada se eles tem dois grupos com praticamente a mesma quantidade de membros e conceitos similares porque eles só estão interessados em conseguirem lucrar da maneira que for possível. O fandom coreano do CLC é quase que nulo por conta dessas mudanças tão repentinas de personalidade, pois elas acabam indo para nichos tão diferentes em seus singles que não se dá para reter fãs assim.

E a CUBE precisa aprender de uma vez por todas que não é forçando que se sai um hit. Essas mudanças inteiras tentando moldar o CLC para poder estar a frente de todas as modas das épocas que lançaram os seus respectivos singles foram danosas a ponto de nada exatamente dar certo, exceto com o público internacional, que engoliu com gosto Hobgoblin e Black Dress. E agora com o (G)I-DLE no caminho, um grupo que poderia facilmente ter lançado essas mesmas músicas que CLC como title/debut/comeback ou qualquer coisa que seja, fica difícil prever o que a CUBE irá fazer daqui pra frente e dá pena pois se o CLC já estava numa corda bamba antes, agora não há nem como prever como será sua situação daqui pra frente. Só nos resta esperar para ver quais serão os próximos passos dessa empresa cretina e qual personalidade nova o CLC vai ter que adotar para sair dessa sombra eterna que a CUBE insiste em colocar elas.

#kpop #gidle #jeonsoyeon #cube #clc #4minute #matéria

0 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s