Billie Eilish & Khalid – lovely

Todos os olhos se voltaram para Billie Eilish no ano de 2017 com o lançamento do seu primeiro EP, o excelente dont smile at me. Em suas 8 faixas, Billie, com apenas 15 anos de idade na época de lançamento, compartilhou ao mundo seus pensamentos sobre lidar com as dificuldades de sua vida, carregada de sentimentos mórbidos e muita melancolia. Tudo isso embalado por produções de dream-pop assinadas pelo seu próprio irmão e maior colaborador, Finneas O’Connell. Era fácil entender porque Billie cativava tanto, com seu jeito tímido e blasé de lidar com as coisas, quase como se ela não se importasse com nada, ao mesmo tempo que transmitia toda a sua fúria com o seu material musical.

Então, no fim de março, Billie resolveu por, finalmente, oficializar a música bitches broken hearts, lançada no fim do ano passado como um presente para os seus fãs na sua conta oficial do Soundcloud, e a disponibilizou como um single avulso no Spotify. A música acabou servindo de aviso para o que estava por vir: sua nova era. Foi aí que surgiu lovely, lançada na última quinta-feira (19) com uma estreia mundial pela rádio Beats 1 da Apple Music no programa World Record do Zane Lowe e conta com a participação de outro jovem em ascensão no cenário musical atual, Khalid.

A fórmula e a estética que Billie fez questão de manter em primeiro EP continuam presentes aqui. A produção, novamente assinada pelo seu irmão Finneas, faz com que a voz de Billie e de Khalid se sobressaiam e sejam o verdadeiro deleite da canção, em um instrumental calmo e dreamy. lovely é uma música extremamente delicada e contida, até mesmo nas partes mais sombrias e impactantes da música, onde a explosão é sentida, principalmente com os acordes de violinos arranjados pela violonista Madison Leinster, mas nada acaba saindo muito da “proposta” da música, que se mantém durante os seus 3 minutos e 20 segundos.

Escrita por Billie, Khalid e Finneas da mesma forma que todas as músicas do dont smile at me foram concebidas, sentados no quarto do Finneas, lovely é marcante por sua letra. Não só por tratar de assuntos parecidos com o de músicas anteriores que Billie lançou mas também por ampliar essa melancolia e trazer a música mais triste de sua carreira até agora. Descrita como uma tentativa de buscar um jeito de fugir da depressão, o título “lovely” acaba soando irônico, como descreveu Billie na entrevista para a Beats 1, já que a música era tão depressiva que colocar um título como esses é um evocativo para achar felicidade no meio de tanta miséria. É quase como se fosse uma homenagem à icônica Cassie, de Skins, e seu “oh, wow, lovely”, só que estendido por 3 minutos.

O destaque da música é, sem dúvidas, o pré-refrão, onde Billie e Khalid, desesperançosos, torcem para que, de algum jeito, eles consigam escapar da solidão que os assola, seja naquela noite, seja em alguns anos que a frente virão. lovely acaba então por ser um grito de desespero para aqueles que travam sua batalha diariamente com seus problemas mentais. E por mais que o tom inteiro da música seja pessimista e triste, ainda há a esperança de que dias melhores virão, de que a vontade de viver irá retornar. E é esse sentimento transmitido por lovely que faz ela ser tão forte, tão impactante e tão real.

A música é a primeira oficialmente lançada como fazendo parte do álbum de debut da cantora, sem nenhuma previsão ainda de lançamento ou informação oficial, além de declarações de que a intenção de Billie com o cd é não seguir nenhum estilo pré-definido ou regra, tirando o fato de que seu irmão, Finneas, deve estar por trás da concepção e produção do cd junto com a irmã, como já estamos acostumados. Resta apenas esperar para que o resto das músicas siga no mesmo caminho do material lançado por Billie até aqui e permaneçam com a qualidade excepcional apresentada em sua pequena mas significativa carreira. Estaremos no aguardo de mais novidades pela frente.

#billieeilish #trackreview #khalid #lovely #dontsmileatme #finneasoconnell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s