TRACK REVIEW: A influência de Stevie Nicks em Sky Full of Song de Florence + The Machine

Florence Welch abre sua mais nova faixa com a seguinte pergunta: o quão profundamente você está dormindo ou você continua acordado? E é a partir dessa premissa que “Sky Full of Song” – primeira faixa da banda desde “Wish That You Were Here” e as gravações para o jogo Final Fantasy -, que a cantora segue falando sobre suas percepções.

Há um tempo atrás a ruiva já havia falado sobre o seu arrependimento em ter cantado tão orgulhosamente algumas músicas de seus álbuns antigos – “Kiss With a Fist” sendo uma delas -, mas que ela mesma não tinha percebido o quão tóxicas essas letras eram para ela e para seus ouvintes. “Sky Full of Song” trata de como Florence está tão anestesiada no palco, com a sensação de cantar, que nunca percebeu que estava na verdade morrendo aos poucos.

Sonoramente, a faixa que não é o primeiro single, mas sim uma amostra do que está por vir no novo álbum, High as Hope, soa quase como um caminho natural desde o “How Big, How Blue, How Beautiful”, com claras referências musicais herdadas pela veterana Stevie Nicks, e outras bandas da música folk mas que tem todo o seu impacto apoiado nos seus versos sem decepcionar em nenhuma estrofe.

A voz de Florence é o todo o centro da produção, sendo foco principal da música, seguida apenas por algumas notas simples de baixo. É fato que a cantora ficou marcada por ter uma voz única, destacando suas notas altas mirabolantes em todas as músicas, mas em “Sky Full of Song” percebemos o foco em interpretar o sentimento de exaustão que a letra quer passar na estrutura simplista de algumas notas.

O clipe, lançado no mesmo instante da música, flerta com o minimalismo estético e a ideia de “buraco negro sentimental”, explicado pela cantora como conceito desejado para o quarto álbum da banda. E não deixa de ser lindo como todos os outros. Talvez não tão magnífico quanto “Cosmic Love”, mas ainda assim simplista e bem feito.

O quarto álbum da banda Florence + The Machine se chamará “High As Hope”, e seu primeiro single de verdade ainda está para ser lançado. Enquanto isso, “Sky Full of Song” nos serve de aperitivo para o futuro da banda.