MAMAMOO: cresceram e agora são mulheres?

Conhecidas por seu histórico racista e músicas cheias de piadas – um mercado antes pertencente à Orange Caramel -, o girlgroup Mamamoo fez seu comeback dia 07 desse mês, abrindo a represa para os grandes comebacks de mudança de estação na Coreia do Sul. E com uma roupagem completamente nova, o grupo nos levou a seguinte pergunta: o mamamoo cresceu e agora são mulheres?

Desde o seu debut, a imagem do grupo se tornou completamente diferente. A música que dava a entender que o grupo seria um formado de grandes vocais, deixou a todos com grandes expectativas ao grupo, na época até mesmo comparando-as à Brown Eyed Girls – pelo amor de deus que blasfêmia. Mas nada disso foi muito estendido para além das suas primeiras músicas, “Mr Ambiguous” e “Piano Man”. Uma pena, pois o grupo tinha todo potencial.

Mamamoo ficou conhecido especialmente por trabalhar lado a lado com o governo bélico, por produzir tantas bombas uma atrás da outra, afastando os EUA de qualquer contato com a Coreia do Sul. E depois de quase 4 anos nessa baboseira de música bem humorada, produções mal feitas e clipes straight up bregas, elas parecem que finalmente acordaram para a vida.

Destoando totalmente do seu histórico de bombas atômicas, Mamamoo lançou “Starry Night”. Uma produção um tanto ocidental, com uma esque 2ne1 misturado com Big Bang, e um toquezinho mínimo de DJ Alok – responsável por Is That For Me? da fada Anitta. Sem piadas ou brincadeiras sem graças e bregas, a música mostrou uma nova roupagem do grupo que até então não havíamos visto, mas que estava sendo lentamente construída com o lançamento da baladinha extremamente chata “Paint Me”, single avulso lançado e citado na coluna de Caino, K-POC.

Lançada com o sexto mini album das meninas Yellow Flower, e com o pre-release da água com açúcar “Star Wind Flower Sun”, a música “Starry Night”, mesmo que com elementos datadíssimos na Coreia do Sul, como o electro house, pareceu realmente fresca na boca das meninas. Provando por a+b que elas não precisavam voltar com músicas chatas só para mostrar que elas podem sim cantar, pois todo mundo já havia entendido isto. Uns riffs de guitarra que grudam na cabeça, um refrão cativante porém ainda bom, e a voz incrível das quatro meninas – você pode falar de tudo menos das vozes delas -, apenas isso foi necessário para uma música decente, diferentemente do histórico musical delas.

Deixando de lado os cenários de “caixa”, pré-produzidos, o grupo também foi até a Nova Zelândia para gravar o seu clipe. Em minha humilde opinião é o melhor das meninas até agora. Mesmo que com uma edição meio bosta e 10 segundos da faixa solo da Hwasa, uma das integrantes do grupo – mesmo que boa qual foi a necessidade de colocar ela ali? -, os poucos minutos dos clipes mostram um upgrade muito grande do grupo, como se elas estivessem acordando pra vida.

Não me levem a mal, o Mamamoo é um dos grupos que lideram os charts todas as vezes que lançam algo. Vendem igual água. Ser um girlgroup que faz isso é difícil demais, e eu simplesmente não as enxergava assim, devido às suas produções meio porcas e as músicas “brincalhonas”, que honestamente ninguém aguentava, até porque elas já estão na beira dos 30 anos.

Mesmo que nunca cheguem perto das comparações que faziam com as Brown Eyed Girls no início da carreira delas, é sempre bom ver um girlgroup que está fazendo tanto sucesso lançar música ao menos decente. Podemos esperar que elas terminem a parceria com o governo sul-coreano na produção de armas bélicas no próximo comeback também? Elas vão seguir com essa imagem “mais crescida”? Conte para gente o que vocês acharam dessa nova manobra do grupo.

#mamamoo #starrynight #girlgroup #kpop #matéria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s