GUGUDAN é o grupo mais woke do k-pop e nós iremos te provar!

Vocês já devem ter percebido que nós aqui da redação do JESUS USAVA CHANEL damos preferência às girlbands. Não é que nós somos contra as boybands e contra os homens… ou talvez sejamos sim, viva a misandria!!! Mas o JU2C acredita que esse nicho social de homens já tem quem faça a assessoria deles e por isso nós reafirmamos a nossa verdade divulgando e enaltecendo girlgroups maravilhosos, como por exemplo o #GUGUDAN. Sim, isso mesmo que você leu!

Pra quem não é familiarizado com o grupo ou nunca sequer ouviu falar nele, precisa rever urgentemente as suas faves né!? As antes trainees Sejeong, Mina e Nayoung participaram da icônica primeira temporada de PRODUCE 101, com as duas primeiras debutando no nem tão icônico assim I.O.I (e deixando Nayoung com a cara na lama). Sejeong sempre foi uma das mais populares do programa, disputando com a trancafiada da JYP e membro honorário de 27 grupos temporários, Jeon Somi, o topo do ranking e o center do I.O.I semana após semana. Somi levou a melhor no reality, mas Sejeong continuou a trilhar o seu caminho de sucesso (tanto que a gatinha chegou a debutar um solinho e de cara já levou até prêmios pra casa, mesmo que seja do SHOW CHAMPION) e o Gugudan surgiu no meio das promoções doidas do I.O.I, onde Sejeong e Mina se ausentaram um pouco para poderem lançar Wonderland, um debut criticado por muitos e adorado por quem sabe ouvir música de verdade.

[GUGUDAN usa roupas brancas e pede paz]

Desde então, o Gugudan é sempre massacrado pelos órfãos de I.O.I, que dizem que o grupo é ruim, sem direcionamento e é apenas uma plataforma para que Sejeong brilhe. Talvez essa última seja até verdade, mas estaremos agora mesmo provando para vocês que sua concepção sobre o grupo está er-ra-da! Gugudan é um dos maiores atos políticos do k-pop desde que Brown Eyed Girls lançou Sixth Sense. Sempre disfarçadas com conceitos novos e alegres, há uma camada de ativismo e consciência social nas musicas de Gugudan nunca antes vista no kpop. Eu e minha amiga maravilhosa/twink/bb @goticaino estaremos aqui provando essa afirmação com análises dos lançamentos do grupo, o que também vai servir como apoio motivacional para você stanear Gugudan sem medo de ser zoado por um Pristin stan (alias, quem tem medo de Pristin stan ne?).

MOTIVO 1 – GAROTAS COMO TODAS NÓS!

A Girl Like Me é o primeiro comeback do grupo e é um 360º do que elas fizeram com Wonderland. Essa música definitivamente não é somente sobre se declarar para o seu atual crush, mas sim sobre o empoderamento da mulher e da luta de todas as mulheres na sociedade atual. A música carrega consigo várias mensagens de apoio e resistência por parte das integrantes do grupo! Já no início da música temos o questionamento levantado pela Mina “QUE TAL UMA GAROTA COMO EU AMORE? TE ASSUSTA?” – deixando claro que elas são mulheres com papéis ativos e personalidades fortes – que é seguido pelas batidas frenéticas, misturadas aos sons de aparelhos digitais e jogos eletrônicos, que deixaria M.I.A shook caso ela ainda estivesse viva e/ou produzindo material de qualidade! Gugudan deixa claro o seu apoio ao FEMINISMO e juntas provam que garotas como elas estão cada vez mais presentes nos dias de hoje, o que automaticamente deixa os homens acanhados e totalmente pressed. A canção dá coragem para você ser você mesma e reforça que lutar pelos seus direitos não é uma coisa errada. Simone De Beauvoir estaria orgulhosa!

MOTIVO 2 – JUNTAS CONTRA A OPRESSÃO!

Chococo marca o segundo comeback das gatas e engana-se quem pensa que a música fala somente sobre comer chocolate ou sobre relatar as fantasias escatológicas com o boy. MUITO. LONGE. DISSO. Mais uma vez, nossas gatinhas travam uma nova luta social, dessa vez falando sobre a quebra dos padrões de beleza impostos pela nossa atual sociedade! Durante o desenrolar do clipe podemos notar a perseguição em cima das meninas, por uma grande boneca, nesse caso sendo uma ALEGORIA para o estado atual da sociedade. As nossas meninas tentam desesperadamente se livrar desses padrões impostos, em um roteiro muito mais coeso e menos expositivo que Mother! do Aronofsky. Com batidas frenéticas e mudanças de tom ao decorrer da música, que lembram um pouco dos hits caramelísticos do finado Orange Caramel, Chococo tem como ideia principal destruir esses tabus e deixar claro que os padrões de beleza e comportamento podem e devem ser quebrados, e todas as mulheres devem se aceitar do jeito que são! (Ou no caso de garotas como Park Bom do jeito que seu cirurgião deixou).

MOTIVO 3 – TODAS JUNTAS MARCHANDO!

The Boots é o último lançamento das garotas do Gugudan e mais uma vez você se engana se acha que a música fala só sobre colocar o seu sapato da sorte e sair por aí dando mais pinta que o Jo Kwon (não estamos em 2008 e isso não funciona mais como funcionou de uma outra vez). Dessa vez o grupo quer que você se junte a elas e marche a favor de todas as minorias. Com batidas marcantes misturadas ao assovio de algum passarinho típico da região da lacração, o Gugudan te invoca para marchar em prol de tudo o que há de oprimido na sociedade! “PREPARE-SE PARA O SEU NOVO EU!” é a frase de impacto aqui em The Boots e com ela o grupo celebra um alinhamento político firme, no qual está preparado para começar a militar em todas as redes sociais possíveis – e deixa claro o quão importante é você se posicionar abertamente contra as injustiças do mundo… speak up, girlies! Não é a toa que esse é o melhor single lançado até agora pelas garotas, já que suas vozes (ou os backings, já que Sejeong engole essa música como se fosse um novo solo) tem que ser ouvidas de um jeito ou de outro e elas não irão ser silenciadas. E ai de quem vir falar alguma coisa!!?

[GUGUDAN no backstage do M!Countdown se preparando para militar]

Se assim como a gente você também acredita que Gugudan chegou para ficar e vai nos guiar até a libertação com seus singles totally woke e mal pode esperar para o próximo comeback onde elas irão decapitar a cabeça do Trump, então divulgue esse post por aí e em todas as redes sociais e vamos trazer mais pessoas para esse exército que promete mudar a nossa atual sociedade!

Update 30.12.2020: ficaram com deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s